Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

O TRATAMENTO ODONTOLÓGICO E O PACIENTE EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER


            O câncer configura-se como um grande problema de saúde pública tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. No Brasil é a segunda maior causa de morte por doença.

 A conduta odontológica antes e durante a terapia do câncer apresenta muitos desafios para o dentista. A conduta pode requerer modificações em função da oncoterapia e do pouco tempo para instituir um plano de tratamento ideal.

Promover a saúde bucal ajuda a minimizar o risco das sequelas oncoterápicas, que podem dificultar ou impedir a continuidade do tratamento e impactar negativamente na qualidade de vida.
          Dessa forma, o objetivo do tratamento odontológico prévio ao tratamento oncológico é eliminar ou estabilizar as condições bucais para minimizar a infecção local e sistêmica. Um profundo conhecimento do processo de diagnóstico, do estadiamento do câncer e do planejamento da oncoterapia, além de minuciosa avaliação dentária, são necessários para ajudar o cirurgião-dentista a planejar o tratamento odontológico de forma adequada.

 A abordagem inicial deve incluir a análise das condições dentárias, instituir a adequação do meio e eliminar as condições infecciosas pré-existentes.

As principais complicações enfrentadas pelos pacientes em tratamento oncológico são:

MUCOSITE ORAL: Feridas na cavidade oral causando dor e desconforto além de aumentar as chances de contrair infecções.
Tratamento : laserterapia, soluções anti-inflamatórias.

XEROSTOMIA: Secura excessiva na boca, devido às alterações nas glândulas salivares.
Tratamento: Protetor labial à base de lanolina, saliva artificial (lubrificante).

CÁRIE DE IRRADIAÇÃO: devido à dificuldade de higienização e baixa produção de saliva, as cáries podem surgir.
Tratamento: Consultas preventivas com o dentista e se necessária limpeza dentária profissional. Uso de escovas macias e bochechos com soluções antissépticas sem álcool.

SANGRAMENTO BUCAL: devido ao baixo número de plaquetas ele pode acontecer espontaneamente.
Tratamento: acompanhamento profissional e se preciso remoção de placa bacteriana através de limpeza uma vez que a placa também pode ser causa do sangramento.

PERDA DO PALADAR: O tratamento pode causar alterações nas papilas gustativas, fazendo com que o paciente não sinta alguns sabores.

Portanto com os cuidados bucais adequados, e possível evitar alguns problemas comuns aos pacientes que estão em tratamento oncológico possibilitando a eles uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário