Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Higiene na Ortodontia



A higiene bucal é uma das medidas mais importantes para manter seus dentes e gengivas saudáveis.  Além de deixá-lo com um hálito puro e um sorriso bonito, é fundamental para o seu bem-estar geral. A prevenção é a maneira mais econômica de se cuidar da saúde bucal.

Para as pessoas que usam aparelho ortodôntico fixo, é necessário mais tempo para uma completa higienização, além da utilização de outros acessórios para complementar e facilitar a escovação.

A presença dos bráquetes (peças coladas nos dentes), bandas (anéis cimentados nos dentes), fios e demais acessórios, cria áreas de retenção de alimentos e de maior acúmulo de placa bacteriana. 


O que é a placa bacteriana? É uma película de cor branca, cinzenta ou amarelada que se adere ao dente, em volta dos bráquetes e é constituída de restos de alimentos, microrganismos e células descamadas. A falta, ou a má escovação, fazem com que ela se torne espessa e de difícil remoção. Isso pode causar a inflamação da gengiva (gengivite) ou a cárie.


Então, se você usa aparelho ortodôntico fixo, siga agora nossas dicas e mantenha um sorriso nota 10!

Você precisará de:

1 -ESCOVA DE DENTES COMUM :  


Deve ter cerdas macias, tamanho e formato adequados à sua boca, o que facilita alcançar todas as áreas. 


2 - ESCOVA ORTODÔNTICA:


Ela apresenta uma canaleta central capaz de acomodar e “abraçar” os bráquetes, limpando-os por cima e por baixo ao mesmo tempo.


3 - ESCOVA INTERDENTAL: 


Ela terá apenas um tufo em forma de cone, facilitando sua passagem entre cada peça. Higieniza os quatro lados do bráquete e as áreas que as outras escovas não alcançam.


4 - PASSA-FIO: 



Dispositivo em forma de agulha de plástico onde se coloca o fio dental. Passa-se dente por dente, gengiva por gengiva, entre dente e aparelho.


5 -ENXAGUANTE BUCAL/SOLUÇÃO FLUORETADA:



Enxaguantes bucais ou soluções fluoretadas poderão ser utilizados quando solicitados pelo seu Ortodontista.


6- ESCOVAR A LÍNGUA


Não se esqueça de escovar a língua, superfície capaz de reter resíduos alimentares, prejudicando a saúde bucal e trazendo mau hálito. Esta etapa pode ser feita com a escova ou com um limpador lingual (peça plastificada em forma de “pá”).


7 - VISITE O DENTISTA CLÍNICO REGULARMENTE



As consultas de rotina são importantes para evitar surpresas indesejáveis. A limpeza regular no consultório é importante para remover a placa que pode se desenvolver até mesmo com a cuidadosa escovação e uso de fio dental, especialmente em áreas difíceis para o paciente higienizar sozinho em casa.

Com essas dicas, seu tratamento ortodôntico será um sucesso! Se ainda houver dúvidas, pergunte a um de nossos Ortodontistas durante sua consulta! Eles estão sempre dispostos a te ajudar.


Sorriso Essencial Clínica Odontológica: pensando sempre em você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário