Pesquisar este blog

sábado, 22 de outubro de 2016

Clareamento Dental



O Clareamento dental é um processo no qual manchas do esmalte e da dentina são clareadas ou atenuadas. As moléculas do gel clareador (peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida) se quebram e o oxigênio penetra no esmalte e na dentina, clareando as manchas.

       O tempo de clareamento varia de acordo com a coloração dos dentes do paciente. Em média, com o clareamento em consultório, o resultado pode ser obtido em duas ou três sessões de 30 minutos. Com o clareamento doméstico o resultado aparece gradativamente  usando-se o produto em casa (através de uma moldeira individual fornecida pelo dentista, com acompanhamento semanal em consultório).  Normalmente o resultado desejado é alcançado em torno de 15 a 20 dias. Nas duas técnicas o resultado obtido geralmente é o mesmo, a diferença entre um e outro está na concentração do produto. No clareamento feito em consultório o produto utilizado é mais concentrado, portanto o resultado é mais rápido.


Os dentes, depois de clareados, podem escurecer novamente pelos mesmos motivos que antecederam o clareamento, portanto recomenda-se manutenções periódicas regulares. Outro ponto que deve ser lembrado é que o clareamento não funciona nos dentes com restaurações e próteses. Geralmente após o clareamento, é possível que o paciente necessite trocá-las.



        Para a maioria das pessoas, não há efeitos colaterais . No entanto, algumas sentem sensibilidade temporária (discreta ou aguda, em temperaturas altas ou baixas). A sensibilidade diminui gradativamente após o término do tratamento e não deixa qualquer efeito residual. Para evitar esse desconforto, o tempo de uso da moldeira pode ser abreviado ou menos freqüente, ou pode-se escovar os dentes com pasta para dentes sensíveis. Evitar certos alimentos e bebidas (gasosas ou ácidas) pode ajudar. No consultório também temos técnicas para dessensibilização.

Para o correto tratamento clareador é necessária uma avaliação completa do paciente, identificando o estado bucal através de radiografias, anamnese e exame clínico, visando diagnosticar a causa da alteração de cor. O diagnóstico irá orientar o plano de tratamento mais adequado, para um resultado satisfatório e principalmente seguro. Procure seu dentista!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário